Patrocinadores:


Platinium:

Pierre FabreBial
Patologia intra-articular da ATM - Diagnóstico e tratamento

2017-02-23   21:00





Duração de 2 horas
Coimbra - Hotel D. Luís
Orador: Júlio Fonseca

ocultar

Inscrições

As inscrições decorrem de 2017-01-11 14:25 até 2017-02-23 21:30. As inscrições estão encerradas.

 

Cv do orador:
- Médico Dentista, Licenciado em 2004 pelo Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)
- Pós-Graduado em Reabilitação Oral Protética pelo Departamento de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
- Mestre em Patologia Experimental pela FMUC com tese na área do Bruxismo
- Aluno do Doutoramento em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
- Assistente Convidado das Disciplinas de Anatomia Dentária, Fisiologia do Aparelho Estomatognático e Reabilitação Oclusal do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do DEMDCMF da FMUC até 2015
- Eleito pela Revista Saúde Oral como Figura do Ano 2013 em Portugal na área da Oclusão.
- Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF)
- Membro Suplente do Conselho Deontológico da OMD
- Autor e Co-Autor de diversos artigos científicos/trabalhos publicados em revistas/congressos nacionais e internacionais.
- Conferencista e Docente de Cursos nas áreas da Prostodontia, Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular
- Responsável pela consulta de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular da OrisClinic (Coimbra) e Centro Visages (Viseu)

Resumo:
As Disfunções Temporomandibulares (DTM) são consideradas um grupo heterogéneo de distúrbios psico-fisiológicos do sistema estomatognático. Abrangem um largo espectro de problemas clínicos musculares, esqueléticos ou ambos, sendo consideradas um dos principais factores causais de dor orofacial não-dentária.
Os estudos apontam para uma prevalência de pelo menos um dos sinais classicamente atribuídos à DTM (movimento mandibular alterado, sons articulares, dor à palpação articular) em 75% da população; pelo menos um sintoma disfuncional está presente em 33% da população, e 3,5 a 7% da população já teve a necessidade de procurar tratamento por sintomas severos. É mais frequente em mulheres com uma faixa etária entre os 20-40 anos de idade.
No sub-grupo das DTM de origem articular, os deslocamentos do disco com e sem redução, a osteoartrose e a osteoartrite são as alterações mais frequentes nos pacientes que procuram tratamento. No caso particular dos deslocamentos do disco articular, caraterizam-se por diversos estádios de disfunção clínica que envolvem uma inter-relação anormal do complexo côndilo disco (mais frequentemente um deslocamento anterior ou anteromedial do disco).
Diferentes intervenções terapêuticas têm sido propostas para o controle deste sub-grupo de disfunções: tratamentos classificados como conservadores (terapia cognitivo/comportamental, fármacos, fisioterapia, goteiras oclusais estabilizadoras e reposicionadoras), minimamente invasivos (infiltrações de hialuronato de sódio, de corticosteroides, artrocentese e artroscopia) e invasivos (artroplastia, artrotomia).
Nesta conferência o autor abordará o diagnóstico e tratamento deste sub-grupo de patologias à luz da evidência científica mais recente.

expandir

Anexos disponíveis

pdf 258.89 KB | Flyer

Patrocinadores:




Media Partner:

Saúde OralMaxillarisBOX4
Imprimir
Pagamento de quota 2024 XLIV Congresso Anual da SPEMD Parcerias SPEMD
Agenda
abr
30

Noites SPEMD

Immediate placement of implants into fresh extraction sockets. Where are today?

Online

mai
14

Noites SPEMD

Patologia Sinusal Iatrogénica: Diagnóstico e Procedimentos Terapêuticos.

Online

mai
28

Noites SPEMD

Seio Maxilar. Conceitos elementares de Medicina e Cirurgia Oral

Porto

jun
04

Noites SPEMD

Sessão Única vs Sessões Múltiplas em Endodontia

Online

jun
21

Congressos patrocinados SPEMD

V WSEI Scientific Meeting

Lisboa

© 2000-2024. Todos os direitos reservados
Termos e Condições