Gingival involvement of oral lichen planus in 263 patients






Autores: Ana Catarina Pinto, Inês Cardoso, Inês Henriques, Rita Montenegro, Pedro Trancoso, António Azul
Instituição: Clínica Integrada de Medicina Oral
Valor da bolsa: 200.00€
Apresentação durante o evento 13th Biennial Congress of European Association of Oral Medicine em Turim, Itália | 2016-09-15

Resumo:
O líquen plano oral (LPO) é uma das patologias da mucosa oral mais comuns (2.7% na nossa população de 9595 doentes).
O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência e os aspetos clínicos (localização, morfologia e sintomas) das lesões gengivais num total de 263 doentes com LPO.
Foi realizado um estudo retrospetivo, observacional, transversal e comparativo através da análise de 9595 fichas clínicas e uma análise estatística descritiva e inferencial (Chi-Square com nível de significância de 5%).
As lesões gengivais foram diagnosticadas em 37.6% dos doentes (80.8% feminino e 19.2% masculino), com idades compreendidas entre os 21 e 83 anos (idade média 58,9 anos). As lesões erosivas/eritematosas/ulcerativas (‘gengivite descamativa’) afetaram 91.9% destes doentes (34.6% de todos os doentes com LPO), ocorrendo na gengiva de ambos os maxilares em 46.2% dos casos e em 71.4% de forma bilateral. As formas erosivas/eritematosas/ulcerativas do LPO coexistiram com outras localizações intra-orais em 84.8% dos doentes.
Os sintomas, quando presentes, variaram de desconforto ligeiro até dor intra-oral severa, com tendência para piorar na presença das formas erosivas relativamente às formas brancas. Nenhum dos nossos casos de cancro oral foi associado a lesões gengivais prévias de LPO.
O LPO afecta entre 1-3% da população ocidental e mais frequentemente mulheres (no nosso estudo 2.7% e 73%, respetivamente). Em cerca de 35% dos nossos doentes existe envolvimento gengival.
O diagnóstico diferencial com doenças periodontais é importante e os periodontologistas devem estar familiarizados com os aspetos clínicos mais comuns do LPO gengival.
Além disso, na nossa população, em 13.2% dos casos de LPO com envolvimento gengival não existem lesões em outras localizações intra-orais, tornando o diagnóstico diferencial e o tratamento correto difícil para o clínico geral.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 7.25 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Pagamento de quota 2024 XLIV Congresso Anual da SPEMD Parcerias SPEMD
Agenda
abr
30

Noites SPEMD

Immediate placement of implants into fresh extraction sockets. Where are today?

Online

mai
14

Noites SPEMD

Patologia Sinusal Iatrogénica: Diagnóstico e Procedimentos Terapêuticos.

Online

mai
28

Noites SPEMD

Seio Maxilar. Conceitos elementares de Medicina e Cirurgia Oral

Porto

jun
04

Noites SPEMD

Sessão Única vs Sessões Múltiplas em Endodontia

Online

jun
21

Congressos patrocinados SPEMD

V WSEI Scientific Meeting

Lisboa

© 2000-2024. Todos os direitos reservados
Termos e Condições