Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
Effect of Acetylcholinesterase on the Cytotoxicity of Acrylic Reline Resins






Autores: Miguel Mendes de Oliveira1, Luís Pires Lopes1, Joana Paiva Miranda2, Matilde Castro2, Ana Francisca Bettencourt2, Maria Cristina Bettencourt Neves1
Instituição: 1-FMDUL, 2-FFUL
Valor da bolsa: 300.00€
Apresentação durante o evento 46th Meeting of the Continental European Division of the International Association for Dental Research with the Scandinavian Division em Florença, Itália | 2013-09-04

Resumo:
Título: Efeito da Acetilcolinesterase na Citotoxicidade das Resinas Acrílicas de Rebasamento
Objectivo: Determinar o efeito da acetilcolinesterase (ACE) na citotoxicidade de três resinas acrílicas de rebasamento, através de 2 testes funcionais colorimétricos: Actividade da desidrogenase mitocondrial (MTT) e actividade da desidrogenase láctica (LDH).

Método: 6 Discos de cada resina acrílica de rebasamento, Kooliner (K), Ufi Gel Hard (U) e Probase Cold (P), foram distribuídos por 2 grupos, controlo e experimental, e submersos em 5mL de Meio de Eagle Modificado por Dulbecco (MEMD). 5U/mL de acetilcolinesterase foram adicionadas ao grupo experimental a cada 24 horas, durante 3 dias. A citotoxicidade in vitro dos eluatos foi medida através do ensaio da redução metabólica do MTT e do ensaio da libertação da enzima Lactato Desidrogenase, em fibroblastos derivados da derme humana. O controlo negativo, positivo e da enzima foram incluidos em cada ensaio. O teste Mann-Whithney foi utilizado para comparar a viabilidade celular entre os grupos controlo e experimental, com um nível de significância de 5%.
Resultados: Os espécimes K controlo exibiram um potencial citotoxico severo, enquanto os espécimes U controlo diminuiram a viabilidade celular em 49%, revelando um potencial citotoxico moderado. Quando submetidos à actividade da ACE, ambos apresentaram um aumento da viabilidade celular (p>0.05), sem alterarem a severidade do potencial citotoxico respectivo. O material P demonstrou-se não-citotoxico em ambos os grupos. O Ensaio LDH não revelou diferenças entre os grupos controlo e experimental, em todas os materiais testados.

Conclusões: Este estudo demonstra que a ACE diminui o efeito da citotoxicidade de duas resinas acrílicas de rebasamento, sem alterar o seu potencial citotoxico. Demonstrou, também, que o ensaio do MTT é mais sensível que o do LDH, na avaliação da citotoxicidade dos biomateriais testados.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 625.99 KB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Parcerias SPEMD Pagamento de quota 2025
Agenda
out
09

Congressos

XLV Congresso Anual SPEMD 2025

out
09

Cursos SPEMD

The Tooth ´Implant: Intentional Replantation and Autogenous Transplantation

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

out
09

Cursos SPEMD

Cirurgia ortognática minimamente invasiva: do conceito à prática

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

out
10

Eventos

Jantar do XLV Congresso Anual da SPEMD

Casino da Figueira da Foz

out
11

Cursos SPEMD

Curso de Assistentes Dentários

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

© 2000-2025. Todos os direitos reservados
Termos e Condições