Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
EVALUATION OF TOOTH ENAMEL CONTENT EXPOSED TO BLEACHING GEL






Autores: Sofia Pessanha, João Silveira, António Mata, Maria Luísa Carvalho
Instituição: Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Valor da bolsa: 300.00€
Apresentação durante o evento 46th Meeting of the Continental European Division, IADR-CED em Florença, Itália | 2013-09-03

Resumo:
Objetivo: O objetivo deste estudo in vitro é avaliar se o conteúdo elementar de Ca, P e Zn no esmalte do dente é alterado quando e feito branqueamento dentário com peróxido de carbamida a 10% .
Métodos: Foram utilizados seis dentes anteriores saudáveis, extraídos por motivos ortodônticos ou periodontais e preservados em solução de cloramina 0,5% (ww) não mais de 6 meses. Apenas foram utilizadas as superfícies vestibulares dos dentes, para isso foram feitos cortes para obter amostras de 8 x 2 mm. As amostras foram então tratadas com o produto de branqueamento (Opalescence PF 10, Ultradent, EUA) conformemente as instruções do fabricante e guardados em saliva artificial entre cada aplicação.
Foi determinado o conteúdo elementar de cada amostras, antes e após o tratamento por meio de micro energia dispersiva espectrometria de raios-x (μ-EDXRF)(n8-16). O equipamento consiste num tubo de raio x XTF5011 de OXFORD com um ânodo de Mo e um Detector de silicio (Vortex-60EX ®), com uma área ativa com espessura de 50mm2 e uma espessura de janela de 12.5μm. A radiação emitida pelo tubo de raios-x é focada por meio de uma lente policapilar, permitindo um ponto focal de 100 μm.
A análise quantitativa das amostras foi realizada utilizando software WinAXIL (Canberra, Bélgica). A análise estatística (teste T de amostras emparelhadas) foi realizada pelo SPSS v. 21 (IBM, EUA). Os resultados de Ca e P são expressos em (ww) e Zn em ppm (ww).
Resultados: As medições registradas após o branqueamento para Ca (32,8), P (19,9) e Zn (226 ppm) mostraram um decrescimo estatísticamente significativo (P0.05) do conteúdo mineral quando comparado com os valores registados antes do tratamento Ca(31.5), P (17,8) e Zn (200,2 ppm)
Conclusão: O procedimento de branqueamento realizado in vitro reduz o conteúdo mineral do esmalte. Mais estudos são necessários para avaliar a significância clínica do presente estudo.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 5.22 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Parcerias SPEMD Pagamento de quota 2025
Agenda
out
09

Congressos

XLV Congresso Anual SPEMD 2025

out
09

Cursos SPEMD

The Tooth ´Implant: Intentional Replantation and Autogenous Transplantation

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

out
09

Cursos SPEMD

Cirurgia ortognática minimamente invasiva: do conceito à prática

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

out
10

Eventos

Jantar do XLV Congresso Anual da SPEMD

Casino da Figueira da Foz

out
11

Cursos SPEMD

Curso de Assistentes Dentários

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

© 2000-2025. Todos os direitos reservados
Termos e Condições