Patrocinadores:


Platinium:

Pierre Fabre
Toxicity of Acrylic Reline Resins submitted to Salivary Esterase






Autores: M.C.B.Neves, L.P.Lopes. J.P. Miranda, M.Castro, A.F.Bettencourt
Instituição: Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Valor da bolsa: 300.00€
Apresentação durante o evento 46th Meeting of the Continental European Division of the International Association for Dental Research with Scandinavian Division‏ em Florença, Itália | 2013-09-04

Resumo:
Toxicidade de Resinas Acrílicas de Rebasamento submetidas a Esterase Salivar
Objetivos: Avaliação in vitro do efeito da acetilcolinesterase salivar (AChE) na toxicidade de resinas acrílicas de rebasamento através de um teste de viabilidade celular e da quantificação de compostos potencialmente tóxicos lixiviados.
Métodos: Espécimes com forma de disco de ProBAse Cold (n=6), Kooliner(n=6) e Ufi Gel Hard (n=6) foram elaborados e incubados em meio de cultura com AChE (pH 7.4 a 37ºC) (grupo experimental) ou apenas meio (grupo controlo) durante 72 horas. A citoxicidade dos extratos foi testada em culturas de fibroblastos humanos, usando o ensaio de redução do brometo MTT. Além disso, os extratos permitiram a quantificação de compostos potencialmente tóxicos através de HPLC, incluindo os monómeros metilmetacrilato (MMA), isobutilmetacrilato (IBMA) e hexanodioldimetacrilato (HDMA) e o seu produto de hidrólise comum, o ácido metacrílico (MA). Testes não paramétricos Mann-Whitney foram utilizados entre grupos com um nível de significância de 5%.
Resultados:
A viabilidade celular das culturas expostas aos extratos dos espécimes da resina Pro Base Cold (grupos controlo e experimental) foi estatisticamente semelhante ao controlo negativo não-citotóxico. O grupo controlo da resina Kooliner mostrou uma redução de viabilidade celular próxima dos 90%, sendo que o grupo controlo da resina Ufi Gel Hard demonstrou um redução de aproximadamente 30%. Os grupos experimentais com a enzima AChE obtiveram resultados estatisticamente diferentes, mas a alteração foi bastante ligeira sendo que a resina Kooliner manteve-se um material considerado como bastante citotóxico e a resina Ufi Gel Hard como um material ligeiramente citotóxico. Considerando a quantificação dos compostos potencialmente tóxicos, o grupo experimental da resina Pro Base Cold mostrou uma redução da libertação de MMA e um aumento de libertação de MA, comparando com o grupo controlo desta resina. Não se evidenciaram diferenças entre os grupos da resina Kooliner na quantificação do monómero IBMA. Por sua vez, o MA não foi detectado no grupo controlo da resina Kooliner e atingiu 840±145 µmol/L no grupo experimental da mesma resina. Ao avaliar os extratos da resina Ufi Gel Hard, não se encontraram diferenças entre os grupos na quantificação do monómero HDMA mas a quantidade de MA foi superior no grupo submetido à enzima AChE.
Conclusão: O efeito da enzima AChE na hidrólise dos monómeros residuais libertados depende da sua constituição química. Não se detectou efeito da enzima AChE no estudo de viabilidade celular já que o nível de citotoxicidade dos materiais não foi modificado.


expandir

Anexos disponíveis

pdf 1.13 MB | Bolsa: poster ou comunicação oral

Patrocinadores:

Imprimir
Parcerias SPEMD Pagamento de quota 2025
Agenda
out
09

Congressos

XLV Congresso Anual SPEMD 2025

out
09

Cursos SPEMD

The Tooth ´Implant: Intentional Replantation and Autogenous Transplantation

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

out
09

Cursos SPEMD

Cirurgia ortognática minimamente invasiva: do conceito à prática

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

out
10

Eventos

Jantar do XLV Congresso Anual da SPEMD

Casino da Figueira da Foz

out
11

Cursos SPEMD

Curso de Assistentes Dentários

Centro de Artes e Espetáculos (CAE), Figueira da Foz

© 2000-2025. Todos os direitos reservados
Termos e Condições